image

Morar na Barra da Tijuca: Guia Completo

Morar na Barra da Tijuca: Guia Completo

Compartilhar

Morar na Barra da Tijuca é sinônimo de morar bem por conta da qualidade de vida, tranquilidade e infraestrutura disponível. Viver nesse bairro nobre do Rio de Janeiro é excelente, principalmente para as famílias com crianças ou idosos, e também para quem é apaixonado por belezas naturais.

A Barra da Tijuca é uma dos bairros que mais crescem no Rio de Janeiro e também uma das regiões economicamente mais expressivas, pois grandes empresas migraram para a Barra da Tijuca em decorrência do crescimento da construção civil e da oferta de espaços e novos empreendimentos empresariais.

Podemos citar diversas empresas que se alocaram no bairro para instalar suas sedes ou filiais, entre as mais famosas a Michelin, Nokia, Shell, Esso, Vale, Vivo, Tim, Unimed, entre outras; também como grandes shoppings, agências de publicidade, hipermercados e muito mais. Também é famosa pode ser o local de moradia de diversos artistas da música e televisão.

A Barra possui praias majestosas, com uma areia branca e fininha, e a água do mar azul. Além disso, o calçadão torna o lugar um dos mais agradáveis, pois existem diversos quiosques e postos de salvamento com banheiro e chuveiro. A praia tem mais de 10 quilômetros para se andar, nadar ou praticar as mais variadas atividades esportivas.

Índice do Conteúdo

História da Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca consistia num areal, com vegetação rasteira típica de restinga, cheia de alagadiços e imprópria para o plantio, permanecendo desocupada até meados do século XX. No ano de 1667, a região foi doada a religiosos beneditinos, que implantaram engenhos apenas nos bairros de Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande.

Por volta de 1900, as terras da Baixada de Jacarepaguá foram vendidas para a Empresa Saneadora Territorial e Agrícola S.A., ainda hoje grande proprietária de terras na área. Por conta da dificuldade de acesso à região, por estar separada do restante do município por grandes cadeias montanhosas, teve crescimento tardio.

O início do desenvolvimento da Barra se deu na administração do então governador do estado da Guanabara Negrão de Lima, que encomendou ao urbanista Lúcio Costa um projeto urbanístico para a região. O Plano Piloto da Barra da Tijuca de 1969, similar ao Plano Piloto de Brasília, de inspiração no urbanismo racionalista, com grandes avenidas e grandes espaços abertos, marcou definitivamente o início do estilo de vida peculiar da Barra.

Nos anos da década de 1970 foi construída a Autoestrada Lagoa-Barra, incluindo o Túnel Acústico, que possibilitou um maior desenvolvimento, diminuindo o tempo de transporte para a zona sul da cidade do Rio. Na mesma época iniciaram os condomínios fechados, inspirados num então novo modelo de vida, com destaque para o Nova Ipanema e o Novo Leblon.

Ao longo dos anos 1980 a Barra da Tijuca viveu uma explosão demográfica. As avenidas foram duplicadas e receberam sinalização. Nesta época, houve um movimento de emancipação da região da Barra da Tijuca, tendo a maioria dos eleitores votado pela separação da Barra, mas o resultado do plebiscito não foi suficiente para implementá-la devido ao quórum de votantes ter ficado aquém do mínimo exigido. Nos anos 90, por conta da criação da Linha Amarela, via expressa que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Fundão, facilitou ainda mais o crescimento da Barra.

Fonte: Wikipédia

Voltar para o índice

Onde fica a Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca está localizada entre o oceano Atlântico e os maciços da Pedra Branca e da Tijuca, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro - RJ.

Voltar para o índice

Vídeo da Barra da Tijuca

Voltar para o índice

Vantagens e desvantagens de morar na Barra da Tijuca

Por conta da ótima infraestrutura do bairro, composta por hospitais, consultórios dentários, escolas, universidades, lojas, restaurantes, locais para a prática de atividade física; a Barra proporciona uma ótima qualidade de vida, principalmente para as famílias com crianças ou idosos.

Além de condomínios de prédios daqueles e condomínios de mansões, onde moram estrelas da televisão e da música, a Barra da Tijuca também é um polo empresarial, reduzindo e/ou facilitando o deslocamento para o trabalho para diversas famílias.

As praias da Barra da Tijuca conquistam pela qualidade da água e areia. Também acomoda inúmeras opções de diversão, como praticar esportes ou descansar à beira-mar, por conta dos muitos quilômetros de ciclovias e praias. Além disso, também conta com as magníficas trilhas e caminhadas no Bosque da Barra e no Parque Chico Mendes.

A Barra da Tijuca oferece ótimas opções de moradia, tanto em apartamentos quanto em casas. É um ótimo bairro para se viver, os seus moradores pertencem em sua maioria às classes alta e média alta. O bairro traz a maior concentração de shoppings e supermercados da cidade.

Com relação ao transporte, morar na Barra da Tijuca é mais fácil para quem possui carro, mas também conta com a estação de metrô Jardim Oceânico, os ônibus do BRT, que têm pista exclusiva para levar a população à Zona Oeste e à Zona Sul do Rio.

Uma das grandes vantagens de morar na Barra da Tijuca é atender praticamente todas as necessidades de seus moradores sem que eles precisem se deslocar ao centro ou à Zona Sul.

Voltar para o índice

Educação na Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é um dos bairros nobres do Rio de Janeiro e oferece muitas opções de excelência para os estudantes de todas os níveis e idades.

A região conta com diversos estabelecimentos de ensino fundamental, unidades pré-escolares, escolas de nível médio e algumas instituições de nível superior.

As instituições de ensino superior instaladas na região são o IBMEC, a Pontifícia Universidade Católica, a FGV, a Universidade Veiga de Almeida, a IBMR e a Universidade Estácio de Sá.

Voltar para o índice

Segurança na Barra da Tijuca

Morar na Barra da Tijuca é considerado seguro levando em conta os dados de violência da cidade do Rio de Janeiro. O bairro é assistido pelo programa Segurança Presente que reforça o policiamento e traz resultados, indicando quedas significativas na criminalidade local nos dados de 2020.

A Barra da Tijuca tem o 31º Batalhão de Polícia Militar na Avenida Ayrton Senna. Também possui duas delegacias da Polícia Civil, a 16ªDP, localizada na Praça Desembargador Araújo Jorge, e a Delegacia de Homicídios da Capital, localizada na Rua General Ivan Raposo.

Fonte: O Dia

Voltar para o índice

Transporte na Barra da Tijuca

Com dito acima, em vantagens e desvantagens de morar na Barra, o transporte é uma das carências do bairro. É importante destacar que o transporte público melhorou bastante desde a Copa do Mundo do Brasil e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Para quem se locomove de ônibus, o Terminal Alvorada serve de ligação para os principais pontos da cidade. Além das linhas de ônibus, o BRT circula em uma faixa exclusiva. O principal destaque é o metrô da linha 4, que com a inauguração da estação Jardim Oceânico ajudou bastante a integração com outros bairros.

A Barra da Tijuca também conta com o Aeroporto de Jacarepaguá, instalado entre a avenida Ayrton Senna e a lagoa de Jacarepaguá, sendo o táxi aéreo a atividade principal no aeroporto.

Se deslocando de carro o tempo de viagem é de aproximadamente 30 minutos até o centro do Rio de Janeiro.

Voltar para o índice

As melhores ruas para se morar na Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca conta com muitas ruas excelentes para morar, contudo a principal e mais famosa, por estar em uma região privilegiada, nobre e à beira-mar, é a Avenida Lúcio Costa, que conta com muitos condomínios de luxo. O local é moradia de celebridades e famosos. Nela também acontece a segunda maior festa de Réveillon do Rio, ficando atrás apenas da Avenida Atlântica, em Copacabana.

Voltar para o índice

Quanto custa morar na Barra da Tijuca

Como consequência ao aumento da procura por imóveis na Barra da Tijuca, os preços dos aluguéis da região cresceram de 2020 para 2021. O valor médio do metro quadrado subiu mais de 24% de outubro de 2020 para setembro de 2021, saltando de R$ 35,13 para R$ 43,64. Por conta de as pessoas estarem trabalhando cada vez mais em home office, muitos vislumbraram a possibilidade de morar nesses bairros mais distantes do Centro e da Zona Sul, que também possuem uma ótima infraestrutura e uma disponibilidade razoável de imóveis.

Voltar para o índice

Imóveis na Barra da Tijuca

De acordo com uma reportagem da Veja Rio de janeiro a agosto de 2021, houve crescimento de 59,9% nas vendas residenciais na cidade em relação ao mesmo período do ano anterior. Com destaque para a Barra da Tijuca, a área com o maior número de transações foi a Zona Oeste, que até o mês de agosto, foram comercializados quase 3.000 imóveis na região.

Saiba mais em: Veja Rio

A seguir listamos algumas opções de imóveis para comprar

Apartamentos à venda por dormitórios

Apartamentos por preço

Apartamentos à venda nas melhores ruas

Casas em Condomínio à venda por dormitórios

Casas em Condomínio à venda por preço

Voltar para o índice

O que fazer na Barra da Tijuca

Existem muitas opções de lazer e passeios para todas as idades e bolsos. Separamos uma lista com:

Curtir a Praia da Barra

Praia da Barra na Barra da Tijuca

Apreciar o pôr do sol na Praia da Reserva

Pôr do sol na Praia da Reserva na Barra da Tijuca

Contemplar aves, borboletas, capivaras e saguis no Parque Natural Municipal Bosque da Barra

Parque Natural Municipal Bosque da Barra

Fazer compras no Barra Shopping

Compras no Barra Shopping

Visitar o Museu Seleção Brasileira

Visitar o Museu Seleção Brasileira

Conhecer o Quebra Mar da Barra

Conhecer o Quebra Mar da Barra

Acompanhar a uma peça no Teatro dos Grandes Atores

 Acompanhar a uma peça no Teatro dos Grandes Atores

Passear na incrível Ilha da Gigóia

 Passear na incrível Ilha da Gigóia

Voltar para o índice


O que achou das nossas informações e dicas? Faltou algo? Deixe o seu comentário abaixo. :)

Proprietários, Corretores de Imóveis e Imobiliárias

Receba mais contatos divulgando os seus imóveis no melhor portal imobiliário do Rio de Janeiro